3 dicas para economizar água!

Reduzir o consumo e desperdício de água deve se tornar um hábito comum em nossas casas. É bom para o meio ambiente e também para o nosso bolso.

232

O post de hoje é um assunto muito importante que atualmente deixou de ser apenas mais uma iniciativa e se tornou uma necessidade para toda humanidade. Todo mundo sabe da importância de se economizar água, mas mesmo assim pouca coisa tem sido feita por parte da maioria das pessoas.

Pode não parecer, mas pequenas mudanças fazem grande diferença! A água doce é um recurso que tem se tornado cada vez mais escasso em muitos lugares, e quanto mais hábitos de redução nós adotarmos, mais fácil será para a gente e o planeta. Além disso, a economia fará com que a conta de água do mês tenha valores mais baixos. Dá uma olhadinha em três dicas abaixo para reduzir o desperdício e ajudar o meio ambiente.

 

  1. Diminua o tempo no banho

Eu sei que é super gostoso tomar um banho bem quentinho e relaxante depois de um dia intenso de trabalho, ainda mais agora com esse tempinho frio, porém esse hábito é um dos que mais desperdiçam água nos lares brasileiros. Se cada morador, por exemplo, da cidade de São Paulo reduzir em cinco minutos o tempo de banho todos os dias, resultaria em uma economia de quase 30 bilhões de litros de água por mês. Muita coisa, né! Então opte por banhos mais curtos, mas que sejam suficientes para fazer a higienização correta. Além disso, não podemos esquecer de fechar o chuveiro ao se ensaboar e ao lavar o cabelo.

 

  1. Cozinhe com consciência

Muita gente tem o costume de descongelar alimentos com água corrente, mas esse é um hábito nada sustentável e econômico, o melhor é colocar na geladeira na noite anterior. Além disso, não se esqueça que jogar óleo de cozinha usado na pia é prejudicar o meio ambiente e pode provocar entupimentos dos canos de esgoto. Na hora de cozinhar, opte por panelas com o tamanho adequado para preparar os alimentos. Quando são maiores do que o necessário, precisam de mais água.

 

  1. Aposte no reaproveitamento

O ideal é sempre evitar lavar a calçada com mangueira e procurar varrer com a vassoura, mas caso lavar seja inevitável, reutilize a água da lavagem das roupas na máquina de lavar ou a que armazenou do chuveiro. Isso também serve para o carro. Infelizmente os sistemas de reuso profissionais ainda custam um pouco caro, mas para quem tem uma graninha sobrando é um investimento que em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta. Ele redireciona a água do chuveiro, máquina de lavar e pia usadas para outros usos.

 

É como eu disse no início do texto, são atitudes simples, fáceis de seguir, que fazem todo diferença e só trazem benefícios para o meio ambiente e para nosso bolso. Lembre-se que economizar água é muito bacana e dever de todos nós! Que tal começarmos a colocar todas essas dicas em prática? Logo logo eu trago mais outras ideias para vocês! Espero ter ajudado.

 

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui