3 Produtos que me ajudam a lavar roupa de forma sustentável!

1725

Quando você está procurando investir em um estilo de vida mais saudável e ecológico, não basta apenas alterar o que vai para dentro do seu corpo, mas o que vai fora dele também! Lavar roupa de forma sustentável é uma prática mais importante do que você imagina, não só para o planeta mas para a saúde de todos em casa.

 

Todos os dias, os produtos de limpeza que você usa escorrem pelo seu ralo e vão para o esgoto. As consequências geradas no meio ambiente não são nada agradáveis e também podem fazer muito mal à sua saúde. Isso ocorre por um fato simples: as substâncias usadas possuem propriedades tóxicas.

 

Tensoativos ou sequestrantes, cada um deles possui um papel agressivo à natureza. Enquanto um é responsável por comprometer a taxa de oxigênio dos lagos e rios, o outro possui em sua composição o fosfato, encarregado por aumentar a proliferação de algas de superfície e que, por sua vez, impede a capacidade de outras plantas conseguirem luz – processo  indispensável à fotossíntese.

 

Sabendo disto, lavar a roupa de forma sustentável em casa é uma prática simples que pode gerar grandes transformações, como a diminuição da morte de animais e plantas aquáticas, e equilibrar o ecossistema. Sem contar, é claro, o bem à sua saúde, que deixará de estar em contato com essas substâncias.

A maioria dos produtos que você consome não é biodegradável, e se não tiver o tratamento correto irá destruir o planeta. Mas não antes de ter entrado em contato com a sua pele e contaminado todas as roupas e o ar da sua casa. Com isso em mente, é comum ficar na dúvida sobre qual a melhor forma de lavar a roupa e quais produtos usar.

 

Eu fiz alguns testes e pesquisei alguns que podem te ajudar, além de separar uma receita excelente de detergente natural que, na minha opinião, é a melhor e mais saudável opção para você lavar não só sua roupa mas também a louça, o chão o vidro e o que mais te agradar.

 

Biowash

A Biowash é uma empresa brasileira, que desenvolve produtos de limpeza naturais, 100% biodegradáveis e de fontes renováveis para limpeza domiciliar. Não utiliza fosfatos, branqueador óptico, cloro, derivados do petróleo ou outras substâncias tóxicas. Ela tem bastante prestígio e é uma excelente opção para quem quer lavar roupa de forma sustentável!

 

Yvy

Os produtos de YVY são de fontes naturais, eficazes, sustentáveis e os primeiros na categoria limpeza a terem certificação da ABNT no Brasil. A marca possui apenas 4 produtos (multiuso, limpeza pesada desengordurante, limpador bactericida e lava roupas)suficientes para limpar toda casa sem encher a despensa com tantas embalagens que deixam um rastro de plásticos.

 

 

 

FAÇA SEU PRÓPRIO DETERGENTE ATÓXICO COM APENAS 4 INGREDIENTES!

Ingredientes:
3L de água
1 sabão de coco (cerca de 200g)
50 ml de álcool
3 col. de sopa de bicarbonato de sódio
Óleo essencial – opcional

 

Instruções:  
Coloque a água para ferver e, enquanto isso, rale o sabão de coco. Quando a água ferver, acrescente o sabão de coco ralado e mexa devagar até dissolver tudo! Desligue o fogo.
Acrescente o álcool e, em seguida, o bicarbonato de sódio (aos poucos porque vai borbulhar!).

Se quiser, pode acrescentar o óleo essencial para dar um cheirinho. Espere esfriar, senão o óleo vai evaporar. Ah! Para usar como multiuso, você precisa diluir esse detergente em água. Pode colocar mais ou menos 50 ml de detergente concentrado para 350ml de água.

 

OUTRAS DICAS QUE VÃO FAZER TODA DIFERENÇA

Você já parou para pensar nas enormes consequências que o uso desses produtos pode causar na natureza e na sua saúde? Essas são apenas algumas questões, podemos nos aprofundar ainda mais e descobrir o quanto essas substâncias podem estar gerando doenças sérias como o câncer.

 

Universidades e pesquisadores têm dedicado o tempo para encontrarem soluções que não agravem ainda mais a nossa saúde e do planeta! Além do mais, você economizará e deixará sua roupa ainda mais limpa. Quer mais algumas dicas sobre como manter um estilo de vida sustentável? Eu tenho falado muito sobre isso no meu IG! Olha lá: Maria Virou Eco.

 

Espero que tenha te ajudado a ser um pouquinho mais ECO!

Até à próxima! Maria virou eco.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui