5 Dicas fundamentais para uma higiene pessoal sustentável

615

Quando o assunto é higiene pessoal sustentável, a palavra chave é: essencial. O primeiro passo é rever tudo que você possui no seu banheiro e separar o que está sendo realmente útil e o que precisa ser reciclado ou reutilizado. Mas calma, não faça isso antes de ter a completa noção de como separar seu lixo.

→ Saiba os tipos de lixo que você tem em casa e como separá-los! Depois de separar corretamente tudo que você realmente precisa, está na hora de abordar algumas dicas indispensáveis, além de novas ferramentas:

Como sempre, livre-se do plástico!

Pode parecer que não, mas existe muito plástico no seu banheiro, desde a sua escova de dentes até seu “gillette”. E além do crime ambiental que é consumir plástico, preciso falar sobre um assunto indispensável: qualidade.

O plástico é extremamente descartável e oferece pouca qualidade em comparação aos seus substitutos, como o alumínio e bambu! Eles duram por muito mais tempo, você gasta menos e tem um produto totalmente sustentável em casa.

Fique de olho em seus produtos

Existem certas substâncias que são extremamente tóxicas ao meio ambiente, assim como marcas que não estão nem um pouco preocupadas com o conceito de sustentabilidade ou bem-estar animal. Estar de olho em quais os tipos de produto você tem consumido e quais posicionamentos você está financiando, é um passo fundamental para uma higiene pessoal sustentável.

Substitua e faça você mesmo… O que conseguir

Pensando nisso o melhor que você pode fazer é substituir alguns destes produtos, aqui no blog já dei uma dica de como você pode fazer seu sabonete em casa e como algumas marcas disponibilizam o refil de alguns produtos para não gastar mais com embalagens.

Existem diversos tutoriais e Do it Yourself na internet, mas se vocês quiserem posso colocar um review pessoal do que vocês procuram, e até oferecer uma receitinha… É só deixar o que precisa, aqui nos comentários.

Descarte de forma correta

Lembre-se que lixo de banheiro não é colocado em qualquer lixeira, é importante saber onde vai cada produto e para isso é fundamental entender alguns conceitos, como o que é compostável e biodegradável, assim como qual a diferença entre lixo comum, lixo orgânico e lixo reciclável!

Tenha seu kit de higiene pessoal sustentável

Por fim, seja para fazer uma viagem ou até carregar no seu trabalho, mantenha um kit com tudo que é essencial para sua higiene, na sua bolsa! Assim você evita usar o que os hotéis oferecem ou comprar no desespero de precisar de algo urgente. Diga não ao descartável e sim a qualidade rentável!

O planeta e o seu bolso, agradecem.

Maria Virou Eco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui