Ano de eleições municipais: o que isso tem a ver com sustentabilidade?

67

Teremos, neste 2020, eleições municipais no segundo semestre. E o meio ambiente é uma pauta extremamente importante no contexto eleitoral. 

Neste post, quero salientar que é fundamental que pessoas preocupadas com a sustentabilidade e o futuro dos recursos naturais prestem muita atenção nas pautas e bandeiras levantadas por seu(s) candidato(s) favorito(s)

Sim, as questões ambientais estão cada vez mais na boca do povo (e isso é muito positivo!), mas é preciso que os candidatos tenham respostas claras a elas. Quais são as políticas públicas que eles propõem? Como pretendem alinhar tais políticas com a legislação municipal? 

É fundamental que cada um dos eleitores entenda que as respostas a essas perguntas precisam ser dadas antes das eleições! Depois, quando os representantes já estiverem eleitos, será tarde demais. 

Também é importante lembrar que questões relativas à coleta de lixo e ao sistema de tratamento de esgoto não são as únicas pautas. Muitas pessoas pensam que resolver esses pontos é resolver o problema todo – e não é! 

Sim, é imprescindível que a cidade toda tenha acesso a água limpa, tratamento de esgoto e à coleta de lixo, mas ajudar o meio ambiente vai muito além disso! E você precisa saber se o candidato que gosta presta atenção neste fato.

Outras pautas de extrema relevância envolvem, por exemplo, o transporte público. Sabemos que automóveis são responsáveis por boa parte da emissão de gases do efeito estufa, portanto, para que as pessoas deixem seus carros em casa ou não queiram adquirir um, o transporte público precisa funcionar!

Para que os candidatos se preocupem com o meio ambiente, é necessário que eles tenham consciência ambiental. Este é outro fator para ficar atento: acompanhe as redes sociais e as entrevistas que seu candidato dá e veja se ele aborda a temática da sustentabilidade. Se não aborda, dificilmente ele se atentará a ela durante o mandato.

Escolher bem nossos representantes é uma das melhores formas de demonstrar preocupação com a natureza e de agir ativamente para que os desastres ambientais sejam minimizados – ao menos nas nossas cidades. 

Vote com consciência, responsabilidade e, é claro, com a sustentabilidade em mente! Não se esqueça de que são os candidatos eleitos que estão à frente das políticas públicas que podem mudar o mundo que vivemos hoje, imerso em desmatamento, catástrofes e no uso desenfreado dos recursos naturais.

 

O planeta conta com a gente! Faça a sua parte!

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui