Ano novo, vida nova: dicas para fazer de 2020 um ano mais sustentável

150

É 2020! Um novo ano é sempre uma excelente oportunidade de repensar nossos hábitos, objetivos, perspectivas, desejos, necessidades e possíveis soluções para problemas que enfrentamos. 

Falar de novos hábitos, para mim, é falar de pensar em maneiras de me alinhar ainda mais a uma vida baseada na sustentabilidade. Se você está aqui e me acompanha, provavelmente compartilha comigo este desejo, não é?

Pensando nisso, separei algumas dicas que podem nos ajudar a começar 2020 com o pé direito – e fincado na natureza! 

A primeira delas é: opte pelos transportes públicos ou vá de bike! Ter um carro, além de representar um gasto significativo, significa uma enorme quantidade de gás carbônico na atmosfera! Os carros são responsáveis por 72,6% da emissão deste gás. Por que contribuir com isso se podemos evitar, não é mesmo?

Em segundo lugar, compre o kit eco básico. Aposto que você já viu por aí canudos de inox, talheres de bambu e sacolas reutilizáveis, certo? Se até agora você tem adiado a compra destes itens, chegou a hora de efetivá-la! É um passo simples, mas muito importante para manter sua motivação lá em cima.

Uma dica um tanto quanto óbvia, mas MUITO importante: economize água e energia. Os recursos naturais não são renováveis, o que faz com que sua preservação seja fundamental! Sem eles, não existe vida, planeta, pessoas, animais, natureza: NADA! Dependemos totalmente dos recursos naturais para nossas funções mais vitais. Desligue o gás, as lâmpadas e os eletrodomésticos. Cheque duas vezes se a torneira realmente está fechada e não exagere na descarga. São atitudes que fazem muita diferença, eu garanto!

Pense e repense antes de comprar qualquer coisa. Um dos maiores vilões do meio ambiente é o consumo desenfreado. Será que você precisa mesmo daquela blusinha que está namorando há algum tempo? É importante se questionar sobre a real necessidade do que você quer comprar. Isso não significa deixar de consumir tudo e para sempre! O intuito é ser consciente em relação ao que você compra.

Por fim, minha última dica é: conscientize as pessoas ao seu redor. Esta é, com certeza, uma das melhores maneiras de ajudar a causa ambiental e impulsionar a ecologia e a sustentabilidade. Quanto mais pessoas se empenharem em ajudar a natureza a se manter, melhor para todos nós.

Deixei alguma coisa de fora? Me conta o que você vai fazer para começar 2020 na pegada ecológica!

 

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui