Beleza Natural: Como fazer sabonete em casa!

1413

Como se não bastasse sair apagando as luzes de todos os cômodos e ter trocado as sacolas plásticas por uma ecobag, eu ainda descobri uma forma de como fazer sabonete em casa para diminuir o impacto no planeta e ainda cuidar da minha pele de uma forma menos agressiva e mais natural.

 

Nossos produtos de beleza estão repletos de conservantes, crueldade animal e embalagens desnecessárias. E além de tudo isso, não estão fazendo o principal: cuidando da nossa pele. Se você é (assim como eu) o tipo de pessoa que tenta fugir o máximo deste tipo de indústria e ama cuidados pessoais, você vai vibrar com essa dica (eu juro!).

 

Porquê fazer um sabonete em casa?

Aprender como fazer sabonete em casa vai ajudar o planeta mais do que você imagina. Além de economizar todo o mês em embalagem, você vai deixar de colaborar para uma pancada de empresas que praticam crueldade animal e que contribuem para um estilo de vida veloz e consumista.

É aquela história que vocês estão acostumados de ler aqui, a cultura das grandes empresas é vender cada vez mais, para isso desenvolvem produtos que tem curto prazo de validade e assim fazem o que é preciso para crescer o negócio, derrubam árvores, poluem o oceano, entre outras questões que vocês estão “carecas” de saber.

Pequenas atitudes geram resultados significativos, esse é o lema de quem está querendo viver uma vida mais ECO e livre de plástico, inclusive na hora do banho.

Há algum tempo fiz um post no meu instagram falando sobre as buchas naturais e como elas podem ser uma excelente substituição, hoje a linha de raciocínio é a mesma, a única diferença é que junto você irá aprender a fazer seu próprio sabonete e ter a pele muito mais saudável, linda e de quebra economizar uma boa grana!

 

Aprendendo um pouco sobre cuidados com a pele

Sabonete líquido ou em pedra? Eis a questão! Enquanto um polui mais o planeta o outro é melhor para a saúde da sua pele, e agora?

 

Uma pesquisa mostrou que somente nos EUA são produzidos em media 270 milhões de embalagens de sabonete líquido anualmente, e adivinhem, feitas de plástico, enquanto os sabonetes em barra normalmente vêm embalados em papel, que é mais fácil de ser reciclado e reutilizado.

 

Realmente, em termos de sustentabilidade, adquirir sabonete líquido todo mês não é a melhor opção. Mas isso quer dizer que você vai optar pela escolha mais arriscada à sua pele, o sabonete em pedra. Alguns especialistas acreditam que ao longo do tempo o sabonete em pedra acaba ficando repleto de bactérias e sendo tão inefetivo quanto não lavar o rosto.

 

O sabonete líquido agride menos, acaba sendo anti bactericida e previne suas substâncias de agressões externas.

 

E apesar de parecer que não têm saída, afinal ou você tem um produto de qualidade e que seja excelente para sua pele ou você acaba agredindo o planeta, nós que somos mais ECO, sempre encontramos uma solução! E aprender a como fazer sabonete em casa, é o que vai salvar tanto o seu corpo/rosto quanto o planeta.

 

Receita de sabonete 100% vegetal e natural!

Você não vai usar plástico, vai economizar e vai desenvolver o melhor sabonete para sua pele, tudo de uma vez, apenas aprendendo a como fazer sabonete em casa! Você vai precisar de:

 

 

  • ¼ de sabonete hipoglicêmico e antialergênico feito de gordura vegetal (pode ser o da granado)
  • ½  colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de ervas de camomila
  • 300ml de água fervendo

 

 

Modo de fazer

 

  • Pique ¼ do sabonete em vários pedacinhos
  • Coloque em um recipiente de tamanho médio;
  • Faça um chá com a camomila e a água fervendo;
  • Despeje o chá fervendo no recipiente com o sabonete;
  • Misture até que fique homogêneo;
  • Adicione o óleo de coco e misture até que fique homogêneo;
  • Transfira para um recipiente de vidro (saboneteira);
  • Espere ficar em temperatura ambiente (nem muito líquido, nem muito duro);
  • Chacoalhe quando for usar;

 

 

Observações importantes:

 

  • O sabonete hipoglicêmico você encontra em qualquer mercado e é super baratinho, ele é livre de crueldade animal, serve para todos os tipos de pele (inclusive para peles sensíveis e alérgicas) e você vai precisar apenas de ¼ dele para fazer uma receita de 300ml;
  • O óleo de coco ajuda a não deixar sua pele ressecar, é natural e além de ser fungicida, é anti bactericida;
  • A camomila possui calmantes para que sua pele fique relaxada e livre de qualquer agressividade;
  • Você também pode adicionar outros componentes naturais como a babosa ou a laranja, não tenha medo de ser criativa e reutilizar!

 

Você vai deixar de consumir sabonetes por em média 4 meses, isso quer dizer que além de ter o melhor sabonete para limpeza e hidratação da pele, você vai comprar apenas 3 sabonetes no ano todo! Mas lembre-se, coloque em um recipiente de vidro! Gostou da ideia? Tem alguma sugestão? É só falar comigo por aqui: https://www.instagram.com/mariaviroueco/

 

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui