Como o coletor menstrual pode mudar sua relação com a menstruação

723

Menstruar pode ser uma experiência bem desagradável – e o absorvente contribui muito para isso. O coletor menstrual é uma opção muito melhor!

Provavelmente você já ouviu falar em coletor menstrual, já que o assunto ganhou bastante visibilidade nos últimos anos (ainda bem!). Se você ainda não aderiu ao coletor, este post é o incentivo que você precisa para deixar os absorventes de uma vez por todas.

Como funciona

O coletor menstrual tem formato de copo e é feito de silicone médico, látex macio ou elastômetro termoplástico. Você mesma o introduz. Em vez de absorver o sangue, o coletor funciona como um recipiente, e precisa ser esvaziado em intervalos de 6 a 12 horas, aproximadamente (na verdade, isso vai do fluxo de cada uma).

O coletor exige cuidados especiais quanto à higiene: como um mês se passou, antes de introduzi-lo você deve limpá-lo com água fervente e sabonete neutro. Algumas mulheres deixam o coletor em água quente com bicarbonato de sódio durante algum tempo. O bicarbonato é ótimo para remover manchas (o coletor pode ficar um pouquinho manchado por causa do sangue ou se for lavado com sabonetes comuns).

Uma dica preciosa para quem recém adquiriu um coletor: pratique! Colocá-lo pode ser desastroso nas primeiras vezes – aqui vale a máxima “a prática leva à perfeição”. O ideal é praticar durante a menstruação, quando você está mais lubrificada.

Vale lembrar que há muitos tamanhos disponíveis no mercado. Para escolher o seu, é importante que você conheça seu corpo e tenha noção da “altura” do seu útero. O tamanho errado pode causar vazamentos inesperados e indesejados.

 

Vantagens

São muitas! Em primeiro lugar, você economiza bastante! Um coletor dura em média de 5 a 10 anos e custa aproximadamente R$ 90,00. Pense agora quanto você gasta com absorvente. Faça as contas. Vale muito a pena, né?

A praticidade também é uma ótima vantagem. Quando inserido corretamente, o coletor não causa desconforto nenhum. Ele não irrita, não cheira mal, não machuca, não escapa. Você pode ir à piscina tranquila também. É ótimo! A vida fica bem mais ativa. 

Há benefícios relacionados também à saúde: o coletor é hipoalergênico e mantém o PH vaginal equilibrado. Além disso, ele deixa a vagina “respirar”, o que é super importante para a saúde da sua região íntima. Os absorventes costumam “sufocar” a vagina – e os internos, inclusive, podem causar infecção.

E a cereja no bolo: o coletor é MEGA sustentável! Imagina quanto você não economiza ao deixar de comprar absorventes? A quantidade de lixo produzido reduz drasticamente, já que o tempo de vida útil do coletor, como já disse, é de 5 a 10 anos. 

Uma informação preocupante: uma mulher produz aproximadamente 182 quilos de lixo durante toda a sua vida só com absorventes. Quanto mais mulheres aderirem ao coletor, menos lixo será descartado a esmo por aí.

E aí, te convenci? Espero que sim! O coletor é revolucionário – não só em termos de sustentabilidade, mas também na relação que mantemos com a menstruação. A vida fica mais leve, eu juro, e menstruar deixa de ser tão torturante.

 

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui