Composteira em apartamento: carinho e simplicidade

384

É claro que se você têm um quintalzinho na sua casa fica mais fácil colocar em prática a compostagem. Mas inserir uma composteira em apartamento pode ser mais desafiador. Não seja por isso… Existem maneiras simples e que não atrapalham o seu espaço para compostar, mesmo que seu lar não tenha nem uma sacadinha.

Como ela funciona? É difícil de cuidar?

O conceito de compostar em casa é uma maneira inteligente de se livrar de restos de comida e de elementos que são formados por matéria biológica, além de ajudar o planeta em relação a redução de descarte. Ela é dividida em 3 partes:

  • A primeira que é composta pelo descarte, ou seja, onde colocamos os restos (junto com matéria vegetal seca, sendo ela folhas secas ou serragem).
  • A  segunda é responsável pela compostagem (onde são inseridas minhocas e outros bichinhos para que a ação seja desempenhada perfeitamente.
  • Onde sai o adubo líquido. Cada “caixa” fica em cima da outra e no “andar de baixo” é onde sai adubo líquido, excelente para regar suas plantas e de quem mais precisar (vizinhos, família, etc.).

É um sistema extremamente inteligente e que exige menos cuidado do que você imagina, você precisará de apenas alguns ajustes esporádicos mas nada que exija tempo demais ou que irá te desgastar. E acredite ou não, NÃO possui cheiro algum, o único cheiro que você pode sentir será o de terra, se/quando abrir alguma das caixas…

Como posso montar minha composteira em apartamento?

Existem algumas empresas que auxiliam vendendo todo o tipo de material para compostagem, eles já oferecem o pacote com a terra, as caixas as minhocas e tudo que é necessário para você apenas montar e começar a compostar no seu cantinho.

Elas não são feias e são super práticas, não ocupam tanto espaço! O único material do qual você precisará correr atrás será as folhas secas ou a serragem, mas acredite donos de madeireiras amam se desfazer de serragem e não é nada difícil de encontrar.

A morada da floresta é uma das marcas que oferecem produtos alternativos para quem quer ter composteira em apartamento – se você conhecê outras marcas, fala para mim aqui nos comentários -, mas você também pode tentar montar a sua do seu jeito, vai dar mais trabalho, mas as vezes para você vale a pena.

Mais alguns segredinhos importantes!

A composteira em apartamento pode durar até 2 anos sem que sejam adicionados compostos orgânicos, então se você vai viajar… Não se preocupe! Ela precisa estar posicionada em lugares altos e também pode variar de tamanho dependendo da quantidade de pessoas que estão na sua casa.


Dependendo do tipo de resíduo que você insere, o chorume – adubo líquido – pode demorar mais para ser formado e você também poderá notar algumas diferenças na sua terra. Lembre-se, NÃO são todas as frutas que podem ir na composteira, por conta da quantidade de água e outros motivos… Mas esse assunto vou deixar para um vídeo completo no meu canal, o que acham?

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui