Compre seu guarda-roupa! Como aproveitar melhor suas roupas

349

Para quem já ouviu falar no Copenhagen Fashion Summit, sabe que “reciclar suas roupas” e o conceito de comprar o próprio guarda-roupa não é mais somente uma questão de ecologia ou de como aproveitar melhor suas roupas, mas tem se tornado uma norma até mesmo nas maiores indústrias da moda.

 

Desde sua primeira edição, o evento se estabeleceu como principal fonte de discussões e decisões do mundo sobre sustentabilidade na moda. Convocando os principais tomadores de decisão da indústria, tornou-se o vínculo para discussões sobre as questões ambientais, sociais e éticas mais críticas enfrentadas pela indústria e o planeta. Uma forma de mobilizar o sistema global para mudar a maneira como produzimos, comercializamos e consumimos nossas roupas!

 

O que frequentemente tem sido uma linda forma de educar não só como seu consumo pode impactar o planeta mas também como aproveitar melhor suas roupas! Há algum tempo, tomei a decisão de aderir essa causa e trazer para meu guarda-roupa o conceito de ecologia que defendo. Desde então tem sido um grande aprendizado, e posso até dizer: libertador!

 

Confesso que o começo foi um desafio, mas a criatividade que permitiu ser gerada e a economia, assim como a realização pessoal, tem valido muito o esforço! Nesta minha jornada, resolvi compartilhar com vocês algumas das melhores dicas e aprendizados que tive. Se você está querendo tomar esse passo também, vale a pena!

 

Compre roupas feitas com carinho!

Como assim? É simples, fuja das marcas de fast fashion! Aquelas empresas que produzem quantidades em massa, de roupas e produtos. Elas possuem uma política de descarte, que defende o uso rápido. Um modelo de negócios que depende da eficiência em fornecimento e produção, que são a essência para orientar e atender a demanda alta de consumo por novos estilos a baixo custo.

 

Isso quer dizer que, por mais que você pague baratinho naquela “blusinha”, ela não foi feita para durar, afinal foi fabricada com materiais de baixa qualidade. Além de grande parte delas patrocinarem um modelo escravo de trabalho! Suas políticas não agridem somente o meio ambiente (com a imensa quantidade de matéria prima descartada) mas também os direitos humanos. Não garantem qualidade para o consumidor e não geram benefícios a nenhum dos lados.

 

Apesar de parecer que ficamos sem alternativa – afinal não é todo mundo que pode pagar horrores em roupas feitas sob medida – há opções infindáveis no mercado! Como eu disse brevemente no começo deste artigo, o conceito de sustentabilidade na moda tem ganhado cada vez mais espaço e, com isso, cresce o número de marcas que investem em manufatura, ou seja, que apoiam o trabalho realizado manualmente ou em casa.

 

Até mesmo grandes marcas têm encontrado alternativas éticas para fabricação de roupas. Para quem busca um Lifestyle ecológico o papel é pesquisar e ter em mente quais são as marcas, e principalmente, empresas locais que possuem políticas éticas, qualidade em material e com o estilo que é a sua cara!

 

Esta ação GARANTIRÁ um conceito muito mais sustentável para seu guarda-roupa, você estará apoiando causas com princípios morais e ainda muito mais qualidade. Eu posso fazer um review de algumas das marcas que acho excelentes e com um bom preço, o que acham? Deixa eu saber a opinião de vocês nos comentários 🙂

 

Comprando seu guarda-roupa

Sabendo os conceitos básicos de como e onde comprar suas roupas de forma sustentável e benéfica, está na hora de entender esse conceito que eu AMO e que vai ensinar perfeitamente como aproveitar melhor suas roupas! Basicamente, você irá adquirir peças chave e de qualidade que irão ter mais gerar mais do que apenas um look no seu guarda-roupa, mas sim vários!

 

A ideia é ser esperta no momento da compra e depois abusar da criatividade, brincando com as mil maneiras que uma mesma peça pode aparecer. Vale até mesmo fazer uma limpa no guarda-roupa e reformar peças antigas. O caso deste macacão foi um dos exemplos que comprei e deixei meses parado, até resolver comprar ele de vez, e eu me diverti muito com os resultados:

 

Além dessas dicas, existem várias outras para ajudar a economizar, e ter um guarda-roupa lindo, de qualidade e principalmente sustentável! O brechó é uma delas, eu falei sobre isso em uma Live no meu Instagram e tem um post que você pode gostar, é só clicar aqui!

 

Espero que tenha te ajudado a ser um pouquinho mais ECO!

Até à próxima! Maria virou eco.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui