Conheça sua cidade! Fortaleça o empreendedorismo local

201

Feiras, eventos, convenções: existem inúmeras oportunidades para conhecer os pequenos produtores locais da sua cidade, todas bem acessíveis.

Quando falamos de produtor local, nos referimos a empreendedores, normalmente pequenos, que tocam negócios próprios focados em um público-alvo majoritariamente… local! Aqui entram produtores orgânicos, artesãos, estilistas que têm marca própria e todo e qualquer tipo de pessoa que toque um negócio de venda de produtos.

Incentivar o empreendedorismo local é uma maneira super bacana de fortalecer a economia. As consequências são bem positivas, com destaque para a geração de mais vagas de emprego, especialização da mão de obra e desenvolvimento do local. 

Mas o que quero destacar aqui é outra coisa: podemos acompanhar os produtores locais de perto. Isso significa analisar todas as vertentes que influenciam no preço final e julgar se o produto ofertado é condizente com a realidade econômica e com as ideias que você defende.

No meu caso, fico de olho na origem dos materiais dos quais os produtos são feitos, bem como nos processos de produção, quem é responsável pela marca e pela manufatura e se a empresa tem valores e/ou iniciativas sustentáveis, por exemplo.

Saber das bases da marca faz com que ajudá-la seja ainda mais recompensador. Estar ao lado de pessoas que compartilham dos mesmos propósitos que a gente é muito gostoso, não é? Especialmente no tocante à sustentabilidade, ecologia e à preservação da natureza, que são coisas que me movem e motivam demais!

Ah! Vale destacar que as redes sociais são um caminho bem bacana para que você conheça os produtores e fique a par dos eventos nos quais eles estarão presentes. 

Não posso deixar de ressaltar uma coisa extremamente importante: o consumo consciente. Lembre-se de comprar apenas o que é fundamental, necessário e indispensável! Mesmo que de um produtor local, comprar demais não nos ajuda em nada – pelo contrário! Falo sempre disso – acho que vocês estão cansados de ouvir! 🙂

Que tal dar uma passeadinha pelo Facebook e pelo Instagram? Depois me conta quais marcas mais te agradaram! 

 

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui