DESAFIO: 6 Dias de organização e minimalismo!

590

A este ponto você já sabe que organização e minimalismo tem tudo a ver com uma vida mais sustentável, assim como economia e boas ações! Um estilo de vida mais eco engloba diversas áreas, inclusive cada cômodo da sua casa. Você já ouviu falar em “spring cleaning“? É uma atitude que constitui na limpeza profunda da sua casa, tanto para desintoxicação do ambiente, quanto do espírito.  

 

É tempo de spring cleaning no exterior e aqui no Brasil nós aproveitamos para trazer essa atitude para um ponto de vista mais eco. Que tal participar dos 6 dias de organização e minimalismo? Aqui vai o seu cronograma!

 

Dia 1: Comece pelo seu quarto

O quarto é um dos principais ambientes da sua casa. Trazer o conceito de organização e minimalismo para o cômodo em que você passa boa parte do tempo é uma atitude importante! A organização ajuda a deixar o lugar  mais confortável, perfeito para o descanso.

 

Já o minimalismo auxilia na relação que você têm com as coisas, uma vez que defende um estilo de vida de menor consumo. O que acha de rever os aspectos do seu quarto e se livrar do que não têm mostrado utilidade ou não têm trago alegria?

 

Dia 2: Faça a limpa no seu guarda-roupa

Se você acompanha meu canal no youtube – ou qualquer outra rede social em que eu ofereço dicas – já esbarrou com o termo fast fashion. O tipo de moda que vai contra tudo que o termo sustentabilidade engloba. Para o segundo dia de organização e minimalismo, separei um vídeo que irá te ajudar a “limpar” seu guarda-roupa da forma ideal, é só clicar aqui: como ter um guarda-roupa sustentável!

 

Dia 3: Reveja seus objetos pessoais

Sabe aqueles objetos de decoração que você comprou faz anos? Ou aquele presente que ganhou e nunca usou? Que tal oferecer um novo propósito para estes objetos pessoais? Você pode pensar em uma maneira criativa de reutilizá-los ou se realmente tiver que se livrar dele, doe! Tenho certeza que alguém pode gostar muito do que não está mais sendo útil ou bom para você.

 

Dia 4: Livros e papéis!  

Pode parecer que não, mas livros e papéis ocupam um espaço importante da sua casa. Se você procura ter um ambiente organizado e minimalista, certifique-se de que todas as contas antigas saiam da sua casa. Doe os livros e o que tiver que ir para o lixo, garanta que seja separado corretamente. Tá em dúvida em como separar o lixo? Então olha esse artigo: os tipos de lixo!

 

Dia 5: Banheiro e cosméticos

Seus cosméticos são eco-friendly? Livre-se do que tem apenas ocupado espaço e mantenha seu banheiro organizado e minimalista. Dessa forma você estará garantindo um verdadeiro spa dentro de casa e desenvolvendo uma mentalidade mais sustentável, afinal você só estará consumindo o que precisa! Quer uma dica de produto de banho eco-friendly? Da uma olhada nessa receita de sabonete.

 

Dia 6: Hora da cozinha

Desde o que você tem na geladeira, até seus tupperwares… A cozinha é um ambiente que pode estar repleto do maior vilão da vida eco: o plástico! Diminua o quanto conseguir do plástico da sua cozinha, procure ter potes de vidro, sacolas de pano e reduza o desperdício de alimentos! Quer algumas dicas para colocar esse dia em ação? Aqui está um post com 5 dicas para acabar com o plástico na cozinha. E aqui um artigo para ajudar a diminuir o desperdício de comida na sua casa.

Acima de tudo, lembre-se de dar um outro propósito ao que for “descartado”. Não jogue no lixo o que pode ser doado! Deixe o lixo como última opção, mas se for realmente necessário garanta que ele esteja devidamente limpo e separado. Isso é sua responsabilidade: como separar o lixo!

 

Espero te ajudado, até a próxima!
Maria Virou Eco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui