E o papel higiênico? O que fazer com ele?

279

Esta é uma das dúvidas mais comuns de quem quer tomar atitudes mais alinhadas à sustentabilidade e à ecologia: o que fazer com o papel higiênico?

Bem, para ser sincera, eu também passei algum tempo me questionando sobre isso. 

Foi então que lembrei que, em alguns países, as pessoas costumam jogar o papel no vaso sanitário mesmo! Fui pesquisar e descobri que, se você tem acesso a tratamento de esgoto, esta é uma ótima opção.

O tratamento de esgoto é fundamental para que se possa jogar o papel higiênico no vaso – é ele que garante que o papel não contamine a água, vire matéria orgânica e seja tratado com o resto do esgoto. 

Mas, se seu município não tem tratamento de esgoto (55% dos municípios brasileiros, infelizmente), uma alternativa super viável é parar de uma vez por todas de usar o papel e aderir à ducha higiênica.

Para se secar, é só usar uma toalhinha. Como você acabou de se lavar, ela não fica suja. Coloque para lavar junto com as toalhas do banho e pimba! Você dá adeus ao papel higiênico e continua limpinha 🙂

Outra ideia é colocar na composteira. A questão é que, para que isso funcione, você precisa deixá-la em um lugar com muito sol para que o calor esterilize o papel e ele possa ser usado com segurança nas hortas. 

Ah! Uma ressalva: se você mora em apartamento, mesmo que tenha tratamento de esgoto, não aconselho que jogue o papel no vaso. Prédios costumam ter sistemas de encanamento complicadinhos, então a chance de entupir os canos é maior. 

Para mim, a opção que mais se encaixa à minha realidade é abolir mesmo o papel. A ducha higiênica é ótima e, além de não gerar lixo, poupo os gastos com o papel em si. Só vantagens!

E você, já pensou sobre o que fazer com o papel higiênico? Se aderir a alguma das dicas que coloquei aqui, me marca conta! Aproveita para me seguir no Instagram também – é minha principal rede social e adoro trocar figurinhas com vocês por lá!

 

Um beijo e até mais,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui