Entrando no clima das Olimpíadas! Japão apresenta medalhas sustentáveis que serão utilizadas ano que vem

568

Os Jogos Olímpicos de 2020 serão realizados em Tóquio, no Japão, dos dias 24 de Julho a 9 de Agosto. Mas as medalhas que serão entregues aos atletas que subirão no pódio a cada premiação de cada esporte já foram apresentadas. E acreditem, elas são medalhas sustentáveis!

Não é de hoje que os japoneses ensinam alguma lição para todo o mundo. Nas últimas Copas do Mundo e Jogos Olímpicos realizados, podíamos ver na televisão ou nos próprios estádios que eles recolhiam a maioria dos lixos deixados nos estádios e nos passaram esse exemplo na educação.

No período de abril de 2017 a março de 2019, os cidadãos de todo o Japão doaram produtos eletrônicos que não utilizavam mais para representantes da organização dos jogos. No total, foram doados aos organizadores 78 toneladas de aparelhos eletrônicos, incluindo uma marca impressionante de aproximadamente 7 milhões de celulares para poder construir as medalhas sustentáveis.

Em Março deste ano, já havia sido apresentada a Tocha Olímpica que tem seu design inspirado nas flores de cerejeira e desenvolvida a partir de desenhos feitos por crianças na área atingida pelo desastre de Fukushima. A tocha é feita com resíduos de alumínio recuperados das casas temporárias construídas para as vítimas do tsunami de 2011.

A equipe formada pelo comitê organizador dos jogos conseguiu recolher 32 quilos de ouro, 3,5 toneladas de prata e quase duas toneladas e meia de bronze. Metais preciosos fazem parte da composição de aparelhos eletrônicos, porém, em pequena quantidade.

Desenvolvidas pelo designer japonês Junichi Kawanishi, as medalhas sustentáveis foram escolhidas em julho do ano passado, depois de uma competição aberta para profissionais e estudantes de design.

As medalhas de ouro são banhadas a prata pura com aproximadamente seis gramas de ouro. As de prata são prata pura, enquanto as de bronze são feitas de uma forma resistente à corrosão pois possuem zinco. O lado da medalha com o símbolo dos Jogos Olímpicos de 2020 terá também o nome do evento.

O desenho das medalhas sustentáveis de ouro, prata e bronze foi concebido para parecer como “pedras brutas que foram polidas”, e refletem a glória e a noção de que “os atletas precisam lutar pela vitória diariamente.” 

As 5 mil medalhas sustentáveis de ouro, prata e bronze foram todas fabricadas usando 100% dos metais coletados de dispositivos eletrônicos utilizados.

Tóquio tem o objetivo de se tornar uma cidade sustentável modelo e usará os Jogos Olímpicos para obter crescimento econômico e as iniciativas ecológicas. Entre alguns dos objetivos é diminuir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de energia.

Espero ter ajudado,
Maria Virou Eco. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui