Eu te imploro! Em 2019 você precisa salvar o planeta!

356

De algum tempo para cá eu decidi que queria ajudar a salvar o planeta. Diminuí significativamente meu uso de plástico, comecei a separar o meu lixo da forma mais correta possível – até aderi uma composteira – e assumi para toda família que eu virei eco de vez. Mas porquê eu fiz tudo isso? E porquê é importante você também adotar esse estilo de vida?

“Estamos no meio de uma epidemia de plástico. Está em nossas latas de lixo, está em nossos aterros, está em nossos oceanos. Nesse ritmo, haverá 20 bilhões de toneladas métricas de plástico em aterros até 2050, um número difícil de ser compreendido.” – mindbodygreen magazine.

“Se excedermos o limite declarado pelo acordo de freamento do aquecimento global de 1.5 graus Celsius (atualmente estamos em cerca de 1C), o mundo natural como o conhecemos será danificado além do reparo antes de 2030” – Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

“Estima-se que 30,7% das colônias de abelhas nos Estados Unidos tenham desaparecido no ano passado. Se as abelhas desaparecessem da face da terra, o homem teria apenas quatro anos para viver.” – beeinformed.org

O melhor momento para salvar o planeta!

2019 é um ano crucial para salvar o planeta, não porquê 2018 as coisas ainda estavam tranquilas, mas porquê o presente é o melhor momento para tentar reverter as situações que causamos. Essas foram algumas das notícias que li nos últimos dias, e são apenas alguns dos motivos que me motivaram a aderir de vez as práticas sustentáveis no meu cotidiano.

Do mês passado para cá, não tenho dúvida que a situação do planeta se agravou ainda mais. As notícias vão de preocupantes à irreversíveis e é nossa responsabilidade estar à par do que têm acontecido com a natureza, afinal nós somos os maiores responsáveis por tudo que está acontecendo e pela mudança que ainda podemos realizar.

Um pequeno ato não faz toda a diferença

Se você alguma vez ouviu isso, eu te dou uma certeza, é mentira! Salvar o planeta é uma atitude que pode ser realizada até mesmo com a mínima separação do lixo na sua casa.  Semana passada me deparei com a notícia de um golfinho que passou fome até a morte pois um lacre havia ficado preso em seu bico. Um simples lacre, quantos você abre e joga fora por dia? Você tem certeza de aquele lacre não era seu? E se não era, outro com certeza poderia ser.

Desculpe, não quero parecer dura demais com as palavras, mas nós realmente precisamos tomar responsabilidade pelos atos que colocamos em prática todos os dias, e falo nós, pois também me incluo em tudo que escrevo.

Como eu posso ser mais eco?

Você não precisa pular no oceano neste instante e coletar tudo que encontrar – a não ser que você realmente queira -, o simples ato de colocar no lixo algo que encontrou na rua, pode ser um grande passo para salvar o planeta.  Ou então, você pode deixar de consumir alimentos que possuem quantidades enormes de crueldade. Existem diversas formas que você pode ajudar a salvar o planeta, e eu tenho certeza que várias delas serão perfeitas para você aderir ao seu lifestyle.

Veja 365 exemplos de como colocar práticas sustentáveis no seu cotidiano.

Em pouco tempo aderindo um estilo de vida mais sustentável eu posso afirmar que apesar dos desafios, eu já, economizei muito mais dinheiro, melhorei minha dieta e forma de consumir alimentos e acima de tudo aumentei em grandes porcentagens minha felicidade com a vida e comigo mesma.

O que você acha de começar a aprender alguns truques também? Eu estou disposta a ajudar você durante todo o processo. É só me seguir aqui: link ao IG da maria.

Espero ter conscientizado, até logo.

Maria Virou Eco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui