Não saio mais de casa, e agora?

171

Desde que a quarentena começou, tivemos que mudar nossa rotina de uma maneira muito rápida. O trabalho virou casa, a cozinha virou copa, o horário de almoço é na sala, e tantas outras coisas que tivemos que adaptar nessa fase tão delicada que estamos vivendo. No meio de tantas mudanças a gente se pergunta se ainda há tempo para iniciar novos hábitos mais sustentáveis, e a resposta é sim! Confira as dicas que preparei para você.

 

Repense o consumo de energia

 

Mais tempo em casa pode significar um maior consumo de energia se continuarmos consumindo tudo da mesma maneira. É uma lâmpada acesa a mais, um banho mais demorado ou uma máquina de lavar trabalhando no mesmo ciclo longo de sempre. Tudo isso pode ser adaptado e melhorado. Muitos aparelhos consomem energia só pelo fato de estarem na tomada, como o forno microondas, televisão e roteadores de wi-fi. O ideal é plugar, usar e desplugar, isso já dará uma diferença notável na sua conta no final do mês e fará diferença pro nosso planeta também.

 

Hora de deixar a sua casa mais verde

 

Quem nunca comprou uma plantinha e não conseguiu cuidar direito? Bom, agora é a hora perfeita para dar a atenção que elas precisam. Com você passando mais tempo em casa, talvez seja o momento perfeito para colocar alguns vasos na sala ou até mesmo ter sua pequena horta na cozinha. Sem falar ainda que além de serem lindas, as plantas podem ajudar a diminuir a sensação de calor, diminuindo o uso do ventilador ou do ar condicionado.

 

Conhecimento é tudo!

 

Com o tempo um pouco mais flexível, podemos nos adaptar e aprender algo novo. Seja na área do seu trabalho ou para aprender um novo hobby, é possível separar um tempo para finalmente terminar aquele livro novo que você nunca teve tempo de se aprofundar, ou ainda acessar alguns cursos online em diversas plataformas possíveis.

 

Reflita sobre o lixo da sua casa

 

Segundo a ONU, uma gestão adequada de resíduos é essencial para conseguirmos superar essa fase, contudo isso não cabe somente aos hospitais e grandes corporações, cabe a nós também, nas pequenas atitudes do nosso dia. Evitar o uso excessivo de plástico dentro de casa, evitando, por exemplo o consumo de fast food, que sempre chega em casa com diversas embalagens até chegar no produto que comprou. Mas além dos recicláveis, é importante tomar uma atitude para rever o seu lixo orgânico através das composteiras, que permitem que restos de alimentos que seriam descartados se transformem em adubo orgânico para as suas plantas. Há um tempo eu escrevi mais sobre compostagem em casa, e você pode conferir aqui.

 

E pra limpar tudo?

 

Segundo todos os especialistas da área, o melhor que podemos fazer é ficar em casa o máximo possível. Uma ida ao mercado para comprar produtos de limpeza pode ser substituída por vários produtos de limpeza caseiros, utilizando vinagre, limão e bicarbonato de sódio, por exemplo. Além de ser mais econômico para o nosso bolso, os produtos de limpeza caseiros não contém diversos dos componentes agressivos ao meio ambiente.

 

E claro, para saber mais dicas pro seu dia, confira o meu Instagram, tô postando sempre alguma coisinha lá!

 

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui