O planeta precisa da sua ajuda! Saiba como contribuir para o futuro das novas gerações.

761

Em poucas décadas a Terra poderá viver a sexta extinção em massa de espécies – esta é a conclusão de um estudo realizado pela ONU, a Organização das Nações Unidas.

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, uma vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso feito pelo homem dos recursos naturais disponíveis. 

Mas essa relação homem X natureza vem sendo extremamente conturbada. Cada vez mais os homens usam os recursos naturais desenfreadamente e não os repõem, o que aos poucos destrói a harmonia e o funcionamento do meio ambiente. 

Graças a isso um alerta de urgência está ecoando para todos nós. Com uma produção exagerada de lixo e os recursos naturais sendo esgotados, o futuro das próximas gerações é incerto. 

Sempre que ligamos a tevê ou acessamos algum site de notícia, vemos desastres ambientais em alguma parte do mundo. Mas são poucas as vezes em que paramos para repensar nossas ações e o que estamos fazendo para evitar novas catástrofes.

Separei, então, algumas dicas básicas para aplicar no dia-a-dia e ajudar mudar de vez o destino do planeta, que tem parecido sombrio e duvidoso:

– Evite o desperdício, reduza o descarte e recicle;

– Apenas compre um produto quando for realmente necessário;

– O lixo nada mais é que material não reaproveitado – pense nisso. Energia e trabalho jogados fora é que contaminam o mundo;

– Opte por serviços e produtos que realmente respeitam o planeta e são produzidos por empresas ambientalmente responsáveis em seus processos. Se tiver dúvidas, contate o fabricante. Conscientize-se e conscientize os demais à sua volta para plantar um mundo melhor;

– Faça turismo consciente! Você conhecerá mais sobre nosso mundo e terá contato com culturas que poderão divergir da sua – conheça a (bio)diversidade do país!

– Colabore, cuide e cultive locais arborizados. Pense no que pode fazer para mantê-los sempre agradáveis;

– Não adquira terrenos ou construa em locais de preservação ambiental;

– Ao construir, mantenha áreas permeáveis em seu terreno. Caso haja muito cimento, veja onde é possível plantar uma árvore ou construir um jardim. Isso faz bem a todos;

– Prefira meios de transporte menos poluentes! Use e abuse da bicicleta em momentos especiais, faça caminhadas e opte pelo transporte público quando possível;

Fica claro, portanto, que os nossos maus hábitos estão trazendo inúmeros problemas ambientais que só podem ser resolvidos em conjunto, não é?

Estou convidando você a fazer parte dessa campanha. Aja diferente com o meio ambiente, escreva como eu e/ou divulgue as soluções que ajudam o meio ambiente – encontre sua maneira de ajudar a humanidade e a natureza a restabelecerem uma relação saudável!   

O planeta Terra é nosso único lar! Pense nisso!

 

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui