O que é antropoceno? A época em que os homens tomam conta do planeta

338

O cientistas Paul Crutzen diz acreditar que vivemos numa nova era geológica, que chamam de Antropoceno

Para eles, as atividades humanas, da agricultura ao desenvolvimento do plástico, do concreto e da energia nuclear, passando pelo aquecimento global, vem afetando a Terra de tal forma que criamos um novo período de tempo geológico.

Mas será que é necessário definirmos isso como um novo período da história da humanidade?

Paul Crutzen é Especialista em química atmosférica, ganhou o Nobel em 1995 pelos seus estudos sobre a camada de ozônio, ele está familiarizado com a forma como a atividade humana estava mudando a composição da atmosfera.

Ao lançar fumaça de automóveis, chaminés e queimadas, a humanidade mudou a composição do carbono na atmosfera, provocando um aumento de temperatura de 1ºC, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar.

Isso sem falar em como nós mudamos fisicamente o planeta, não é mesmo? Construindo milhares de coisas com concreto e aço. Um exemplo claro são os rios: nas últimas décadas, transformamos os cursos de rios de todas as bacias hidrográficas do mundo construindo cerca de 40 mil barragens.

O impacto do ser humano no meio ambiente está muito bem claro. Mas será que essas mudanças são realmente intensas e duradouras a ponto de ficarem gravadas na história e consequentemente denominarmos isso de antropoceno?

É isso que os geólogos tanto discutem, pois uma mudança de época precisa ser justificada por provas marcadas nas rochas, assim como para qualquer outra época, era ou período da história geológica da Terra.

Mesmo com todas essas evidências, o antropoceno ainda não é um conceito científico formal. Mas o termo também começou a ser usado por cientistas de várias áreas. Já existem três revistas científicas dedicadas exclusivamente a artigos sobre a essa nova época humana. Aqui no Brasil, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é dedicado especificamente ao tema.

Não faz muito tempo que habitamos este planeta, mas o impacto que já deixamos por aqui é significativo.

A pergunta que fica para todos nós é: qual será o futuro do nosso planeta nesta nova era?

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui