O que é ECO-FRIENDLY e porquê você precisa saber disso?

674

Não é de se admirar a quantidade de empresas que não estão familiarizadas com o termo. Mas mesmo que muita gente não esteja “fazendo o dever de casa”, você precisa entender o que é eco-friendly e porquê o conceito é tão importante.

 

Foi somente na década de 70 em que o mundo conheceu  e entendeu o termo sustentabilidade. O planeta estava em uma situação crítica por conta dos mais variados tipos de indústria, e apesar de ter havido um grande alarde, as coisas só vieram piorando de ano à ano.

 

Passaram-se décadas desde o Relatório de Brundtland e a única coisa que conseguimos fazer, foi colocar uma data de dano irreversível ao nosso meio ambiente.

 

Agora que a situação é assustadora, muitas empresas tem mudado políticas que jamais imaginariam alterar, tornando o termo eco-friendly praticamente uma lei dentro de suas culturas.

 

Entendendo o que é eco-friendly

Quando alguma empresa de qualquer cunho adota políticas que acima de tudo trabalham para desenvolver produtos de forma sustentável, isso é, que não degradem o meio ambiente de forma alguma.

 

O termo, se traduzido do inglês, significa ecologicamente amigável e tem conquistado cada vez mais indústrias no mundo inteiro. Desde canudos até a produção de cosméticos naturais, empresas que estão abraçando o que é eco-friendly, estão admitindo que não há mais como continuar a produzir de forma que a natureza sofra.

 

Porquê ser ECO-FRIENDLY é tão importante?

A largada foi dada, cientistas e especialistas afirmam que temos apenas 10 anos para reverter todo o dano causado ao meio ambiente, do contrário, nossas falhas serão irreversíveis. Isso quer dizer que se as indústrias continuarem a produzir da forma como sempre vieram fazendo, em 10 anos não haverá como recuperar o que se perder.

 

Foram estes dados que fizeram multinacionais alterarem de vez seus comportamentos, a Lego por exemplo (uma empresa de brinquedos feitos apenas de plástico), já anunciou que a marca está quase lançando as linhas totalmente livres de plástico!

 

E ela não é a única, a proibição dos canudos e as novas alternativas para consumo de proteínas tem mostrado que começar a produzir de maneira ecologicamente amigável deve ser lei, não mais uma opção.

 

Como descobrir se estou consumindo marcas que são Eco-friendly?

Infelizmente ainda não há um selo que denuncie se o produto realmente é eco-friendly, no entanto as marcas que estão se posicionando a favor da prática, deixam claro em seus produtos.  Além disso a internet consegue proporcionar o conhecimento sobre quais empresas colocam a política sobre o que é eco-friendly, de forma genuína.

 

O mais importante é compreender que se você não consome produtos que são eco-friendly, consequentemente as empresas não irão querer produtos que são. Muitas vezes a prática é mais cara e pode gerar prejuízos, por isso é fundamental exigir produtos que são ecologicamente amigáveis.

 

Lembre-se que os primeiros passos são sempre pequenos. Eu também estou aprendendo diariamente a escolher produtos e hábitos que são mais sustentáveis. O que acha de caminhar comigo? É só me acompanhar aqui: https://www.instagram.com/mariaviroueco/

 

Espero ter ajudado!

Maria Virou Eco.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui