Por que você deve pensar seriamente em investir em uma bicicleta

143

Enfrentar o trânsito é uma tarefa cada vez mais difícil. É preciso se preocupar não apenas com o nosso desempenho enquanto motoristas, mas também com o que se passa na cabeça dos que dirigem os veículos ao nosso redor. Motoqueiros podem nos pegar de surpresa, pedestres nem sempre respeitam as faixas, muitas vezes ficamos empacados em horários de pico… Tudo isso pode acrescentar uma carga grande de estresse em nossas costas.

A bicicleta surge como uma alternativa super interessante para quem está cansado de se sentir aprisionado no trânsito. 

É claro que o fluxo de automóveis exige do ciclista muita atenção e cuidado, mas, quando colocamos na balança, livrar-se do carro ou do transporte público e apostar em uma bike é bem mais vantajoso.

Em primeiro lugar, você economiza dinheiro. O único investimento que a bicicleta exige é o valor do próprio veículo, além de acessórios como capacete, joelheiras, etc. Ademais, outros custos são pontuais – caso você fure um pneu, por exemplo, ou tenha problemas mecânicos, talvez tenha que desembolsar um dinheirinho. Fora isso, calibrar os pneus é gratuito na maioria dos postos de combustíveis, e esta é a principal manutenção que uma bicicleta exige. Já os carros… IPVA, seguro e revisões periódicas, por exemplo, são apenas alguns dos custos que se tem com eles. 

Economia de tempo também é um fator importante. Especialmente em cidades maiores, o trânsito costuma ser uma loucura! Em horários de pico é quase impossível sair do lugar. Com a bicicleta, você anda tranquilo nas ciclovias. Mesmo que não haja este tipo de via na sua cidade, a bicicleta ocupa bem menos espaço, o que torna possível desviar dos carros e chegar mais rapidamente ao seu destino.

Outra efeito visível em quem adere à bicicleta é a mudança no humor. Fazer exercício físico libera endorfina, um hormônio que causa sensação de prazer e bem-estar. Pedalar é um exercício super gostoso. Além dos outros benefícios causados pela bike, ficar mais feliz já vale super a pena por si só, né?

Relacionado a isso está o aumento na produtividade. Seja no trabalho, em casa, com atividades relacionadas à vida pessoal… quando nos sentimos mais animados, nos tornamos mais produtivos, temos mais ânimo para lidar com nossas obrigações. Nada mal! 

Pedalar também faz bem à saúde e ajuda a prevenir doenças como hipertensão, AVCs e diabetes, além de enfermidades cardíacas. Também ajuda no desenvolvimento da musculatura e diminui a ocorrência de doenças crônicas. 

Em se tratando de meio ambiente, a bicicleta é ótima por vários motivos: além de não emitir gases tóxicos como os veículos movidos a combustível, ela também faz menos mal à saúde. Estudos indicam que o ar dentro do carro é mais nocivo do que fora! De acordo com Robert Baker, presidente da Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos, “o ar em um ambiente fechado não se purifica sozinho como em locais abertos, onde ele se desloca”. 

A bike também causa uma sensação de liberdade inexplicável. Sentir os cabelos ao vento, o ar nos dando beijinhos na bochecha e a independência que ela nos proporciona é muito recompensador! 

Que tal se aventurar de bicicleta? Caso ainda se sinta inseguro para comprar uma, alugar é uma opção fácil e com menos compromisso. Eu garanto que você vai se apaixonar e logo menos estará explorando tudo ao seu redor em cima de uma bike incrível! O corpo, a mente, o meio ambiente e a saúde agradecem!

 

Espero ter ajudado,

Maria Virou Eco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui