Receitas caseiras para substituir produtos do dia-a-dia

249
Receitas caseiras para substituir produtos do dia-a-dia

Em tempos de internet e redes sociais, só não tem acesso à informação quem não quer! 

Eu adoro pesquisar maneiras de fazer meus próprios produtos. A durabilidade é maior (tchau, obsolescência programada!), eu conheço a origem (tchau, substâncias tóxicas!), posso armazenar como eu quiser (tchau, plástico!) e me divirto aos montes fazendo!

Uma das coisas mais fáceis de se fazer são produtos de limpeza, tanto para a casa quanto para o corpo. 

Para fazer um desengordurante, por exemplo, você precisa de 250 ml de álcool, 250 ml de detergente neutro e 100 ml de vinagre branco. Misture tudo e pronto: pode passar no chão, no fogão, no balcão da cozinha… bem simples, bem prático e bem eficiente!

O detergente também é super fácil: seis xícaras de água, uma xícara e meia de vinagre branco, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma xícara de sabonete de glicerina ralado, suco de um limão e um pouco de sal grosso. 

Aí, em uma panela, você coloca o vinagre e a água e leva ao fogo médio. Quando começar a ferver, coloca em fogo mínimo. Coloca o sal, o suco de limão, o sabonete e o bicarbonato, nesta ordem, um por vez, sem parar de mexer. O resultado deve ser uma mistura homogênea e esbranquiçada. É só deixar esfriar e está pronto!

Para produtos relacionados à beleza, quero compartilhar duas dicas: creme hidratante e desodorante.

Para o hidratante, você vai precisar de 25g de manteiga de karité ou cupuaçu, 2g de cera de abelha ou candelila (opção vegana), 40ml de óleo vegetal (semente de uva, abacate ou gergelim), três gotas de óleo essencial de lavanda (Lavandula Officinalis e duas gotas de óleo essencial de patchouli (Pogostemon Cablin).

Depois de derreter a cera, você precisa colocar a manteiga e o óleo vegetal. Mexa bem até que o creme fique consistente. Espere esfriar e coloque as gotas de óleo essencial. Guarde em um frasco de vidro e hidrate-se!

Por fim, mas não menos importante (eu amo!), a receita do desodorante exige 70ml de leite de magnésio, 10ml de tintura de alecrim, 10ml de óleo vegetal de (semente de uva, abacate ou gergelim), três gotas de óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus Globulus) e duas gotas de óleo essencial de tea tree (Melaleuca Alternifolia).

 

Para preparar, é só misturar o leite de magnésio com a tintura, acrescentar o óleo vegetal e, por último, as gotas de óleo essencial. Guarde em um frasco e agite antes de utilizar!

Espero muito que as receitas te inspirem e motivem a fazer seus próprios produtos! É super legal usar algo que você mesma fez e saber que, acima de tudo, você está ajudando o meio ambiente!

 

Se fizer, poste uma foto no Instagram (me segue!) e me marca! Tô curiosa e quero ver!

Um beijo e até mais,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui