Saiba mais sobre empreendedorismo sustentável feminino e como ele transforma o mundo

170

Que o empreendedorismo vem crescendo cada vez mais a gente já sabe. As pessoas sonham com seus próprios negócios, suas ideias sendo colocadas em prática, independência, etc. 

E, conforme as mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho, muitas delas iniciam suas próprias empresas também! Mulheres empreendedoras são uma grande inspiração para mim, que acompanho vários negócios comandados por elas. Ver uma mulher gerenciando o próprio negócio e a própria vida é uma delícia, não é?

A questão é que ter uma empresa significa gastar bastante não apenas dinheiro,  mas também energia, água e recursos naturais, por exemplo. 

É aqui que entra o empreendedorismo sustentável, que, a passos lentos, mas assertivos, vem galgando espaço no mercado. 

Empreendedorismo sustentável significa a união de dois conceitos: geração de lucro e sustentabilidade. Na prática, isso acontece quando determinada empresa baseia seus processos em preocupações socioambientais, ou seja, na redução de gastos desnecessários ou em ações voltadas à conservação do meio ambiente, por exemplo.

Reaproveitamento de papel e desligamento de aparelhos que não estão sendo utilizados (mesmo quando estão no standby) são exemplos de atitudes pequenas, mas que fazem toda a diferença, especialmente quando se trata de empresas grandes.

Muitas mulheres seguem essa jornada – é uma dupla inspiração, o melhor dos dois mundos! Isso motiva ainda mais mulheres a correr atrás de seus sonhos e associá-los a práticas ecológicas. 

Vale ressaltar que empreendedorismo sustentável se aplica a negócios de todos os segmentos, ok? Não necessariamente a empresa tem de ser voltada para o meio ambiente – a sustentabilidade, neste caso, refere-se a atitudes, não a setor! 

Grandes empresas muitas vezes se aliam a projetos e/ou iniciativas sustentáveis ou criam os seus próprios. A Faber Castell, por exemplo, realiza o cultivo de cerca de 20 metros cúbicos de madeira por hora, o que corresponde a cerca de 1 carga de caminhão. É fantástico!

Imagina o mundo cheio de empresas comandadas por mulheres, com responsabilidade social e ambiental, espalhando esta ideia e contribuindo muito com o nosso propósito… Ainda bem que isso tem se tornado cada vez mais real!

Vamos juntas empoderar outras mulheres e consumir conscientemente de empresas igualmente conscientes!

 

Um beijo e até a próxima,

Maria Virou Eco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui